quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Filtros e processamento de imagens Pixel Art de jogos Retro

Vou deixar hoje um protótipo de filtragem de imagens q pretendo implementar no futuro orientado à jogos e plataformas baseados em pixel art, por exemplo, emuladores de console ou jogos de DOS. Obtive nesse protótipo um resultado que me agradou. Eliminou bastante do serrilhado, tirou muito dos padrões de dithering da imagem e alterou os valores de contraste e brilho de um modo que me agradou. O borramento na minha opnião acrescentou neste caso, mas não foi usado nenhum blur específico, foi efeito da própria matriz customizada. Achei que esse embaçamento deu um toque de 3D renderizado ao jogo processado em seguida por uma forma forte daquele antigo modo de antialiasing da Geforce, o Quincux, que tinha essa tendência de embaçar também. Não sei o quão pesado ficaria implementado em um shader ou num filtro baseado em CPU. O protótipo está sendo trabalhado no virtualdub através de duas passadas de uma matriz de convolução 3x3. Creio que não seria muito pesado, mas é um palpite cego, não sei qual exigencia de processamento isso impõe. Quando eu implementar de forma finalizada, vou adicionar provavelmente algum nível de ruído (noise) e debanding. Preste atenção nas duas torres da direita. O resultado achei que ficou com um realismo semelhante ao do renderizado 3d e depois downscaled para uma resolução muito baixa de 320 por 240 pixels, que de fato é quase a nativa do jogo no caso. Fica aí uma amostra, screenshot do jogo de Dos Abuse, tirada no Dosbox e processada não em tempo real.

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